Os pneumologistas têm muitos motivos para se orgulharem dos progressos alcançados no atendimento de seus pacientes, que vem se beneficiando dos avanços tecnológicos em termos de diagnóstico e tratamento. É necessário ainda investir um pouco mais no aperfeiçoamento da relação com os clientes, para que suas necessidades sejam atendidas de forma mais ampla as suas necessidades.

Por outro lado, permanece a questão do retorno que todos os profissionais da medicina devem receber em remuneração pelo seu trabalho.

Dentro deste objetivo a diretoria da SMPCT tem participado de diversos encontros com os representantes dos planos de saúde, bem como com parlamentares mineiros, visando melhorar a remuneração pela consulta pneumológica e procedimentos relacionados.

A situação atual dos médicos que atendem ao sistema de saúde suplementar é difícil, já que os valores praticados são incompatíveis com a dignidade que se espera de um atendimento médico.

É imprescindível que os pneumologistas tomem atitudes que permitam a correção desta situação. Entretanto, trata-se de questão muito delicada que envolve pessoas fragilizadas pela doença, risco de morte e toda a história da medicina brasileira, que percorreu um longo e tortuoso caminho para chegar até aqui.

A negociação com os prestadores de saúde deve ser firme e de caráter coletivo, evitando confrontos e retaliações pontuais.

Uma estratégia eficaz é o descredenciamento voluntário e, se possível, em grupos daquelas operadoras do Sistema Suplementar que não respeitem os limites propostos pela CBHPM.

A Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom) elaborou um score de classificação das empresas operadoras do Sistema de Saúde Suplementar denominado PRIOL, onde:

  • P significa potencialidade (em número de vidas),
  • R significa remuneração (onde é avaliada a tabela de remuneração, o valor da CH, o valor da consulta, os reajustes, etc.),
  • I significa importância (onde é analisada a representação sobre o faturamento total),
  • O significa operacionalidade (sendo avaliados o percentual de glosas, a recuperação de glosas, o tempo médio de recebimento, a taxa de acréscimo, etc.) e
  • L significa legalidade (em termos de contrato, pagamento de tributos, etc.).

A publicação deste score poderá orientar os pneumologistas nas negociações dos pneumologista para atualização de seus contratos de prestação de serviço.